segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DIREÇÃO DA ESCOLA DAR APOIO TOTAL A FEIRA DA GLOBALIZAÇÃO!



DIREÇÃO DA ESCOLA DAR APOIO TOTAL A FEIRA DA GLOBALIZAÇÃO!

"Alunos do Colégio Petrônio Portela participaram da Iª Feira da Globalização"

"Alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual Petrônio Portela participaram da Iª Feira da Globalização. O evento aconteceu na tarde da última sexta-feira, 2, na quadra de esportes da unidade escolar. De acordo com a diretora, professora Célia Rejane Oliveira Rodrigues, a feira objetivou proporcionar mais conhecimento aos alunos sobre a história, cultura, dança, economia, política, culinária e pontos turísticos de vários países.

"É fundamental essa troca de informações, principalmente para aqueles alunos que irão fazer vestibular. Todos estão de parabéns. Esperamos cada vez mais realizar outros eventos que possam contribuir para a formação intelectual de todos os nossos alunos", disse a diretora.

A Iª Feira da Globalização, que contou com a participação de mais de mil alunos, teve início às 14h com o desfile das bandeiras dos países. "Quero agradecer a participação de todos os professores, coordenadores, funcionários e alunos, que não mediram esforços para o sucesso do nosso evento", disse a professora Célia Rejane. No próprio colégio foram armados vários estandes dos países.

Outras culturas

Brenda Giselle Pereira, 14, estava representando o povo indígena. "É muito importante a realização desse evento. Aqui nesse espaço, iremos tomar conhecimento de muitas coisas que só sabemos através dos livros. Estou adorando representar os índios e tomar conhecimento de outras culturas", disse a aluna.

Carolina Barreto dos Santos, 15, representante do México, a exemplo da colega, também estava feliz. "Estou gostando muito dessa feira. Espero que no próximo ano possamos participar com mais países. Eu não sabia de muitas coisas do México, mas agora, reforcei meus conhecimentos", disse a aluna.

No estande da Inglaterra, a professora de Português, Acácia Magna, estava cercada por vários alunos. "Praticamente tudo foi feito pelos próprios alunos, que fizeram questão de colocar até fotos do casamento do príncipe Willian", disse ao ressaltar que os alunos estão tendo a oportunidade de saber mais sobre a monarquia, a moeda, a cultura, a economia e as tradições do povo inglês.

O estande da Itália foi um dos mais visitados. A culinária italiana chamou a atenção dos alunos. "Quem não gosta de uma pizza, lazanha ou de uma macarronada?", questionou a aluna Núbia dos Santos Silva, 17. Além da culinária, ele citou alguns pontos turísticos da Itália que chamam a atenção no mundo inteiro. "Existem lindas cidades, como por exemplo, Roma, Veneza, Milão e Nápoles. Realmente é um país muito bonito, que vale a pena conhecer", opinou.
A França, um dos países mais charmosos do mundo, esteve presente na Feira da Globalização. Os alunos exibiram fotos da Torre Eiffel, do Palácio de Versalhes, da Catedral de Notre Dame, entre outros pontos turísticos.

"Informamos também a origem da banheira, a moeda, algumas personalidades da história francesa, a cultura, a culinária, o clima, e muitos outros pontos turísticos que devem ser visitados", disse o aluno Alisson da Conceição Oliveira, 18.

Diversidade

A diversidade da música africana foi bem representada por um grupo de alunos. Elizabethe  Santana, 14, era uma das mais animadas. "Adoro a música e a dança dos países africanos. Estou muito feliz e orgulhosa em participar da Feira da Globalização. Espero que todos tenham gostado da nossa apresentação, pois, preparamos com amor para fazer bonito no evento", disse."

FEIRA DA GLOBALIZAÇÃO FOI UM SUCESSO!

     INTRODUÇÃO      
             No dia 02 de Setembro foi realizado com sucesso a "1ª Feira da Globalização" com a coordenação de LUIS MORAIS JUNIOR, Diretor de Educação do Grêmio Estudantil A&L, junto com a Mestre em Geografia Eliane Gonzaga.
O evento tinha por objetivo unir a cultura de um país ,mostra aos estudantes a beleza do local apresentado e degustar das comidas predominante da nação.
Os países Apresentados foi:
EUA
BRASIL
EGITO
INGLATERRA
MÉXICO
CHINA
ÍNDIA
FRANÇA
ITÁLIA
RUSSIA
ÁFRICA DO SUL
ENTRE OUTROS...

            O projeto iniciou no dia 02/09 (com a abertura e apresentações do turno da tarde e manhã) e finaliza no dia 09/09 com as apresentações do turno da noite.
AGRADECIMENTOS:
Agradecemos desde já A TODOS OS PROFESSORES QUE NÓS AJUDARAM NESTA BATALHA , a equipe DO GRÊMIO QUE ACEITOU DE BRAÇOS ABERTOS ESSE DESAFIO , ao IDAPE QUE PATROCINOU O EVENTO, A SEED PELO APOIO E A USES , E PRINCIPALMENTE A VOCÊS ALUNO  QUE REALIZOU SONHO DO COLÉGIO PETRÔNIO PORTELA EM REALIZAR A 1ª FEIRA DA GLOBALIZAÇÃO!
DEPOIMENTOS SOBRE A FEIRA:


*PRESIDENTE DO GRÊMIO (RAFAEL SIQUEIRA


-"ESTAVA LINDO!ATÉ PARECIA QUE ESTÁVAMOS EM OUTRAS NAÇÕES DE VERDADE...DESDO PRIMERO DIA EM QUE ESTAVA COMEÇANDO ORGANIZAR ESTE EVENTO VERIFIQUEI QUE IA SAIR UM SUCESSO E NÃO ERREI , EU TENHO CERTEZA QUE OS ALUNOS NUNCA MAIS ESQUECERÁ DA FERA E QUE ELA NÃO FOI APENAS SÍMBOLO DE APRENDIZAGEM , E SIM DE UNIÃO ENTRE ALUNOS." DIZ O PRESIDENTE DO GRÊMIO LIVRE.  

* ABY CUSTÓDIO(PRESIDENTE DA USES)
             EU SABIA DA CAPACIDADE DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO PORTELA,CONHEÇO BEM MEU PRESIDENTE RAFAEL E MEU DIRETOR DE EDUCAÇÃO LUIS MORAIS,SEI QUE OS ALUNOS SÃO CAPAZES DE REALIZAR UM TAMANHO EVENTO COMO ESSE , EU ACHO QUE AS ESCOLAS PRECISAM MAIS DE UMA EDUCAÇÃO E UM GRÊMIO IGUAL A DO PORTELA.PARABÉNS MANINOS!

*ANA CRISTINA
(COORDENADORA DO ÍDAPE):






quinta-feira, 1 de setembro de 2011


O GRÊMIO ESTUDANTIL DENÚNCIA !


Biblioteca da Escola Petrônio Portela pega fogo


Biblioteca da Escola Petrônio Portela pega fogo

AUTOR // Bárbara Nascimento
Mais um incêndio em escola e a culpa é de quem?

Na manhã desta quinta-feira (25), o fogo destruiu parcialmente 
foto: Infonet
foto: Infonet
a biblioteca da Escola Estadual Ministro Petrônio Portela, situada no Conjunto Augusto Franco. Os professores e a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação organizavam-se para participar de estudo sobre Avaliação de Desempenho, quando foram avisados do ocorrido.

As aulas tiveram de ser canceladas. A biblioteca da escola teve o teto parcialmente destruído, algumas cadeiras e livros também foram queimados. O fato aponta para um problema maior e que ocorre não apenas no Petrônio Portela. Há pouco tempo o mesmo episódio aconteceu e teve como cenário o Colégio Rui Barbosa – antiga Escola Normal.

Segundo a professora, Jucimone Moura dos Santos Monteiro, delegada sindical de Aracaju, “o incêndio deve ter sido ocasionado por conta das instalações que são velhas e não tem manutenção”.

Embora nada de mais grave tenha ocorrido, essas situações não podem ser naturalizadas ou vistas como acidentais. É preciso que se invista na educação e o cuidado com a estrutura física das escolas faz parte deste pacote.

Garantir condições dignas de estudo e de trabalho é papel do poder público, mas infelizmente o quadro é outro. No lugar de investimentos, a educação é tratada com descaso. Mais uma vez a direção do Sintese entrou em contato com a Secretaria do Estado da Educação (Seed) e aguarda providências.